Médico e secretária são presos em operação que investiga desvios de mais de R$ 12 milhões da saúde na BA e PI
Operação da Polícia Civil da Bahia mira desvios de recursos da saúde.
Polícia Civil da Bahia
Um médico e uma secretária auxiliar foram presos na manhã desta terça-feira (18), na cidade de Bom Jesus, durante a segunda fase da Operação USG, que investiga um esquema de desvios de verbas da saúde pública.
Os crimes teriam sido cometidos no estado da Bahia. No total, nove pessoas foram presas nos dois estados, incluindo um vereador, dois ex-secretários municipais da saúde, médicos e empresários do setor, segundo a Polícia Civil da Bahia.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os investigados são suspeitos de integrarem um grupo criminoso formado por médicos, ex-secretários municipais de Saúde, agentes políticos e clínicas desviou mais de R$ 12 milhões dos cofres públicos.
O delegado Juciêr Alyson, da Delegacia Regional de Bom Jesus, afirmou ao g1 que o médico tinha uma clínica na cidade. Ele e a assistente ficarão presos preventivamente, segundo Juciêr.
A Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão também na cidade de Corrente.
Como funcionava o esquema?
As investigações da polícia baiana descobriram que os ex-secretários tinham o apoio de empresários e médicos para controlar contratos com clínicas. Entretanto, os serviços médicos eram superfaturados e nunca foram realizados.
A Polícia Civil relatou que lançamentos de exames incompatíveis com a realidade do município, plantões fictícios, listas de pacientes com dados inconsistentes e emissão de notas fiscais destinadas a mascarar atendimentos inexistentes foram algumas das irregularidades constatadas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
*Estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede ClubeFONTE: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/11/18/presos-operacao-contra-desvios-saude-na-ba-e-pi.ghtml