O que já se sabe sobre obra inédita no Brasil que vai tirar areia de dragagem para alargar praia em SC

  • 15/09/2025
(Foto: Reprodução)
Obra inédita no Brasil vai usar areia de dragagem de canal para alargar faixa de praia O contrato para a dragagem do canal de acesso aos portos do Norte de Santa Catarina, que prevê o uso inédito da areia retirada para o alargamento da praia de Itapoá, foi assinado em 13 de agosto e aguarda agora autorizações ambientais. O trabalho vai ampliar em pelo menos 30 metros a faixa para banhistas. Veja o que se sabe sobre a obra de alargamento em Itapoá ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp O que é a obra de dragagem e qual a relação com o alargamento? Quando a obra vai começar e quais são os prazos? Por qual motivo a obra é inédita no Brasil? Por que a obra precisa ser feita? Onde ficam os portos e a praia? Qual o volume de sedimento retirado do canal? O quanto significa esse volume? Qual o valor da obra? Quais são os números do Complexo Portuário da Baía da Babitonga? 1 - O que é a obra de dragagem e qual a relação com o alargamento? A obra de dragagemvai tirar 12,5 milhões de metros cúbicos de areia do fundo da Baía da Babitonga, local que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e Itapoá, e depositar 6,4 milhões desse sedimento na orla de Itapoá (imagem abaixo). Mapa mostra como será a obra de drenagem de canal e alargamento de praia Governo de SC 2 - Quando a obra vai começar e quais são os prazos? Segundo o Porto de São Francisco do Sul, responsável pelas tratativas da obra, o contrato da empresa que fará o serviço foi assinado em 13 de agosto de 2025. Atualmente, estão em andamento os trâmites para a obtenção das autorizações junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além da elaboração do projeto executivo. "Essa etapa preliminar tem duração estimada de até quatro meses, mas, a depender da agilidade no processo de aprovações, o início das obras poderá ser antecipado. Nas próximas semanas, deverá ser divulgado um cronograma mais detalhado da obra", informou. 3 - Por qual motivo a obra é inédita no Brasil? A obra é inédita, segundo o governo de Santa Catarina, pois vai usar parte do sedimento depositado no fundo do canal no alargamento da praia. Segundo o estado, é a primeira vez que esse método é usado no país. 4 - Por que a obra precisa ser feita? 🚢💥 A dragagem quer ampliar a profundidade do estuário que dá acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul para permitir que navios maiores, de 366 metros, operem na região. Atualmente, o limite é de embarcações de até 336 metros. Em relação ao alargamento, a obra vai ampliar em pelo menos 30 metros a faixa para banhistas, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros, entre a região da Figueira e o Balneário Princesa do Mar. Em alguns pontos, o engordamento poderá ultrapassar 100 metros. 🏖️ 📷 Em março, durante a assinatura da parceria público-privada, a prefeitura destacou que a iniciativa vai além da proteção costeira, prometendo criar um novo cartão-postal e valorizar a região. Com 30 mil moradores, a cidade tem nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. 5 - Onde ficam os portos e a praia? Itapoá, localizada no Norte de Santa Catarina e na divisa com o Paraná, possui a maior faixa litorânea do estado, com 32 quilômetros de extensão. O município abriga o Porto de Itapoá, que será diretamente beneficiado pela obra. O Porto de São Francisco do Sul está situado na cidade vizinha de mesmo nome. 6 - Qual o volume de sedimento retirado do canal? O serviço vai retirar quase o dobro de areia do fundo da Baía da Babitonga, cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos. Parte desse material, 6,4 milhões de metros cúbicos, será destinada à recuperação da orla de Itapoá, enquanto outra parcela será levada para alto-mar, em uma área chamada de “bota-fora”. 7 - O quanto significa esse volume? O número depositado na orla de Itapoá é mais do que o dobro do usado na megaobra de Balneário Camboriú e equivale a uma montanha de 200 metros de altura de sedimentos. Qual o valor da obra? 💰 Em março deste ano, o governo do estado afirmou que a obra tem previsão de custar R$ 324 milhões e será viabilizada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP): o porto público de São Francisco aportará R$ 24 milhões e o terminal privado de Itapoá, R$ 300 milhões, investimento que será devolvido de modo parcelado até dezembro de 2037, aproximadamente 11 anos após o fim da obra. LEIA TAMBÉM: megaobras em praias de Santa Catarina Praia terá muro subterrâneo para proteger orla Praia terá faixa de areia alargada pela 4ª vez em 27 anos Aumento de alargamentos nas praias de SC faz TCE criar norma sobre obras Quais são os números do Complexo Portuário da Baía da Babitonga? O Complexo Portuário da Baía da Babitonga responde por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina, em tonelagem. Confira a estrutura: Porto de São Francisco do Sul: Porto público é atualmente administrado pela SCPar, que é uma sociedade de economia mista do estado; tem a maior movimentação de cargas do estado, em toneladas; Porto de Itapoá: Privado, o espaço é operado há 14 anos e já movimentou 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés); Além desses dois portos, o estado anunciou em agosto a intenção de construir uma terceira estrutura em Itapoá, e a oitava no estado. Administrada pela Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, a obra deve custar R$ 3 bilhões. Itapoá terá alargamento em praias VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/09/15/o-que-se-sabe-sobre-obra-inedita-areia-dragagem-alargar-praia-sc.ghtml


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