Saiba quem é a primeira mulher a assumir principal cargo do governo do Japão
21/10/2025
(Foto: Reprodução) Saiba quem é a primeira mulher a comandar do governo do Japão
Pela primeira vez, o Japão tem uma mulher no principal cargo do governo. A primeira-ministra chegou ao poder numa coalizão e se diz uma alinhada com a ideologia de Donald Trump.
Sanae Takaichi entrou para a história. A primeira mulher a assumir o governo japonês é do Partido Liberal Democrata, que domina a política do país há décadas, e formou no Parlamento uma coalizão de direita.
Takaichi defende mudar o artigo nono da Constituição, que é o pilar pacifista das leis do país e que rejeita a guerra como forma de resolver conflitos. Ela disse que o Japão precisa de meios para conter a influência militar e econômica da China, inclusive em disputas territoriais; quer aumentar o controle sobre quem pode entrar e trabalhar no país; e cobrar taxas para limitar o impacto do turismo em cidades japonesas. Gosta de Donald Trump – com quem compartilha o discurso nacionalista e muitas vezes ríspido -, mas acha que o Japão precisa depender menos do guarda-chuva militar americano.
Takaichi assume o governo depois de uma onda de escândalos e baixa popularidade dos homens que a precederam. É a quarta pessoa no cargo de primeira-ministro em menos de cinco anos.
O Japão, que hoje está entre as cinco maiores economias do mundo, precisa de soluções para a inflação e a dívida pública. Enfrentar o envelhecimento da população, que impacta a força de trabalho. Sanae Takaichi ainda não disse como fará isso, apertando o cerco a imigrantes.
Sanae Takaichi tem 64 anos. Diferente de vários políticos japoneses, ela não vem da elite. A mãe trabalhava na polícia e o pai, em uma fábrica de peças automotivas. Takaichi toca bateria, gosta de rock – heavy metal – e é fã de Margaret Thatcher, a dama de ferro da política britânica, conhecida pelas políticas de austeridade.
Nesta terça-feira (21), Takaichi apresentou seu gabinete. Majoritariamente masculino, com apenas duas mulheres. Ela é a favor da manutenção da lei que obriga as mulheres a usarem o sobrenome do marido. Diz que é contra a discriminação, mas se opõe à união civil de pessoas do mesmo sexo. O Japão é o único país do G7 que ainda não avançou nessa política.
Um estudante diz que tem algumas inquietações sobre Takaichi. Mas o fato de ser a primeira mulher no cargo já representa um frescor para o ambiente político. A Mizuki afirma que, mais importante que o gênero, é que a nova primeira-ministra seja a pessoa certa para fazer o trabalho de que o país precisa.
Saiba quem é a primeira mulher a assumir principal cargo do governo do Japão
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
'Dama de ferro japonesa', ex-baterista de heavy metal: quem é Sanae Takaichi, 1ª premiê mulher da história do Japão
Sanae Takaichi é eleita premiê do Japão e se torna 1ª mulher a chefiar o país