Vaticano divulga imagens da preparação para o Conclave
O espetáculo da preparação do conclave se estendeu pelas escadarias do Palácio Apostólico até chegar à imensa beleza da Capela Sistina. Vaticano divulga imagens da preparação da Capela Sistina para o conclave
O Vaticano divulgou, neste sábado (3), imagens da preparação da Capela Sistina para o Conclave que vai escolher o novo Papa.
O espetáculo da preparação do conclave se estendeu pelas escadarias do Palácio Apostólico até chegar à imensa beleza da Capela Sistina.
Sob as gigantescas aparições de profetas e figuras mitológicas, dezenas de trabalhadores carregaram tubos de metal que servirão para as bases dos assentos dos 133 cardeais eleitores e para a elevação do piso da capela mais famosa do mundo.
As tábuas de madeira para as mesas e as chaminés internas também chegaram, assim como as duas estufas: uma para queimar os votos, outra para colorir a fumaça, de preto ou branco, com o papa eleito.
Enquanto isso, no plano terreno das reuniões preparatórias, se fala de divergências de opiniões e até de venenos que se espalham para queimar candidaturas.
LEIA MAIS:
Proposta de ressarcimento aos aposentados será apresentada ao Planalto no início da semana que vem, diz AGU
A 6 horas do show de Lady Gaga, multidão guarda lugar na frente do palco; veja foto aérea
‘Você parou igual idiota’: estudante cria cartão para dar recado a motoristas espaçosos
A fofoca de que o ex-secretário de Estado, Pietro Parolin, estaria doente e teria desmaiado, arrancou do porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, um desmentido muito convincente. A notícia falsa, segundo apoiadores de Parolin, pode ter saído de um site católico americano conservador.
No conclave de 2013 também tentaram aumentar o problema de saúde do cardeal Jorge Mario Bergoglio, que ele mesmo redimensionou durante a eleição que o consagrou.
Neste sábado, 26 cardeais falaram. Na segunda-feira ( 5), a reunião será em dois turnos. O cardeal chileno Fernando Garib disse: "Me perguntam se há um nome, e eu digo que há 133."
O cardeal de Singapura, William Seng Chye Goh, falou que acha importante que os cardeais se conheçam verdadeiramente, se ouçam mutuamente, rezem e peçam a direção de Deus.
Um comentário do papável salesiano Cristobal Lopez Romero, de 72 anos, fez rir. "Se vejo o perigo de ser eleito, começo a correr e me encontram lá na Sicília", disse o cardeal espanhol com vasta experiência na América Latina e no norte da África.
O porta-voz do Vaticano disse que o conclave não tem patrocinadores e que quem paga as despesas, é a Santa Sé. Na eleição passada, em 2013, os gastos chegaram a 4 milhões e meio de euros, o equivalente a quase R$ 30 milhões.
Este deve superar, até porque há cardeais dos lugares mais remotos da Terra e as viagens custam caro. Um dos desafios do próximo papa será equilibrar as finanças vaticanas, que estão no vermelho.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/05/03/vaticano-divulga-imagens-da-preparacao-para-o-conclave.ghtml